terça-feira, 15 de junho de 2010

Análise do Documentário "A Marcha dos Pinguins"

-
No documentário "A Marcha dos Pinguins" identificamos que enquanto equipe, os pinguins permanecem juntos para suportar o frio do inverno e manter os ovos aquecidos das fêmeas, que partiram em busca de comida para os seus filhotes. Neste momento, os pinguins machos se revezam em círculos, permanecendo muito perto um com o outro, para se aquecer do rigoroso frio.
-
Os pinguins passam a agir como grupo, quando no momento da marcha algum se perde da caravana, e os demais “não sentem” a falta desse, que dificilmente sobreviverá no deserto do gelo. Outra ação em grupo ocorre quando as fêmeas saem para caçar juntas, porém com o objetivo de procurar o seu próprio alimento e o de sua família.
-
No nosso entendimento, o macho possuí mais status do que a fêmea, pois elas brigam entre si para acasalar com determinado macho, que soberanamente aguarda o “resultado da briga”. Os machos também, por serem mais resistentes, ficam cuidando dos ovos para as fêmeas irem se alimentar no oceano, recompor suas forças e retornar com comida para os filhotes, demonstrando o seu superior status em detrimento a fêmea.
-

2 comentários:

  1. Foi muito proveitoso assistir como esses pequenos animais se organizam de forma a preservar a vida e perpetuar a sua espécie. Não imaginava que os pinguins eram animais tão sensitivos assim... E as abordagens e conceitos apresentados em C.O. se fazem muito nítidos no documentário. Show!

    Filipe Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Para mim, foi muito proveitoso o tempo despendido para assistir esse documentário. Observar a organização desses animais quando agem ora como grupo, momentos depois como equipe, me fez comparar as nossas atitudes e posturas no dia-a-dia, e me fez concluir que somos tão instintivos como os pinguins... Nota 10!

    Luís Marques

    ResponderExcluir