terça-feira, 15 de junho de 2010

Liderança a Vista!

-
O QUE É LIDERANÇA?

Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.

Tipos de Líderes
-
Autoritário: é aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. O líder autoritário é uma pessoa ditadora e soberana, comanda o grupo só pensando em si, não aceita as idéias dos demais e muitas vezes tem o hábito de subestimar e diminuir o grupo.

Exemplo: Mao Tsé-Tung.

Qualquer ditador pode ser exemplo de uma liderança autoritária, pois a sua vontade é soberana e incondicional. Mao Tsé-Tung foi ditador da China por quase vinte anos.
-
-
-
-
Democrático: é o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação das pessoas, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o pessoal, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões.

Exemplo: Moisés.
-
A ação de um líder democrático é de suma importância para o progresso e o sucesso de uma organização. Tal como um sarcedote, como Moisés do Egito. Quando estava com o povo defendia Deus, quando estava com Deus defendia o povo.
-
-
-
Liberal: é aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativas ao grupo.
-
Exemplo: Washington Olivetto.

Olivetto como um líder do mercado pubilicitário, tem a postura de deixar os seus subordinados participarem e opinarem dos processos de criação.
-
-
-
-
Situacional: é aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação.
-
-
Exemplo: Paulo Maluf
-
O político tem que se adapatar aos diferentes tipos de público ao qual se comunica, essa característica o faz um líder situacional.
-
-
-
--
Emergente: Diz respeito aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica. Por exemplo, num caso extraordinário, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato.
-
-
Exemplo: Martin Luther King Jr.
-
Em 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um onibus para uma mulher branca e foi presa. Essa situação estimulou King a iniciar uma revolução.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário