terça-feira, 15 de junho de 2010

O E-mail e o Mundo Contemporâneo

-
Não existe um manual de etiqueta para enviar e-mails, mas bom senso na hora de respondê-los e escrevê- los é fundamental para ficar bem com o chefe, os colegas e os clientes. Um erro comum é enviar respostas escritas de cabeça quente, num momento de estresse e chateação. Nesses momentos, o e-mail acaba virando um confessionário. E o objetivo é que, no trabalho, ele seja mais impessoal e informativo.

Algumas preucauções são importantes para a boa utilização desta ferramenta. A primeira delas é avaliar a real necessidade de envio da mensagem. Antes da internet, já existia comunicação. Não custa nada caminhar até a mesa do colega ou ligar para o cliente. Se necessário, o conteúdo da conversa pode ser resumido e enviado por e-mail apenas para registro.

Calma e clareza também são importantes no manuseio dessa ferramenta. A formatação e objetividade da sua mensagem, são primordiais para que a mensagem chegue sem distorções ao destinatário.

Ao copiar outras pessoas no e-mail, para que elas tomem conhecimento do conteúdo, é necessário certa cautela. Esteja atento para não esquecer quem realmente deveria estar entre os destinatários. Quanto aos chefes, é importante questionar-se se eles devem estar ali.

Ao finalizar o e-mail, a assinatura deve-se manter curta, apenas com as informações mais importantes: nome, empresa, cargo e contatos.
-
Exemplo: carta ao presidente da companhia comunicando a relevância da criação de uma INTRANET coporativa.
-
Prezado Sr. Presidente,

É com enorme satisfação e motivação, que vimos perante esta para vos apresentar uma oportunidade de otimizarmos nossa comunicação com nossos colaboradores. O projeto consiste na criação de uma INTRANET para nossa empresa.

Com essa ferramenta em ação, poderemos postar notícias internas da empresa, novidades do setor, premiações de funcionários que se destacam, disponibilizar cursos on line enfim, proporcionarmos ao funcionário uma visão geral de tudo o que a nossa empresa pode oferecer a ele.

Para tanto, contamos com a vossa fundamental participação e apoio. Temos total segurança de que esta é uma idéia que agregará e muito ao nosso endomarketing e proporcionará um melhor relacionamento com nossos colaboradores.

Sem mais.

Atenciosamente,

Gerência de Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário